O exercício de viver a dois

Não é fácil viver com pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho. O que dizer então de viver com alguém com quem queremos partilhar nossa vida de uma forma extremamente íntima. Viver um relacionamento amoroso traz consigo a oportunidade de estarmos no paraíso e, no minuto seguinte, avançarmos pelas portas do inferno. O problema, entretanto, é quando passamos mais tempo lá…

Os problemas que o medo da solidão causa

Para algumas pessoas a solidão é um fantasma que atormenta e causa bastante sofrimento. Ela pode se expressar na falta de um companheiro ou na falta de pessoas, como, por exemplo, parentes ou amigos e, para evitar isso, às vezes fazemos concessões perigosas. Uma delas e que vejo constantemente é o “ficarmos cegos” para o que nos desagrada em relação…

Toda história tem dois lados, ou mais

Há pouco escrevi um post sobre mulheres que se apaixonam por homens casados e se tornam “amantes”, mas também existem as esposas destes homens, algumas delas que não sabem do que se passa e outras cientes do que acontece. Algumas, incapazes de dividir o amor de um homem resolvem se separar e outras, diante da mesma situação, optam por perdoar…

Mulheres apaixonadas por homens casados

Todo dia recebo consultas e sou requisitado para dar opiniões a respeito de relacionamentos entre mulheres e homens casados. A queixa de quase todas elas é que eles não podem se separar, mas dizem que as amam e elas sofrem com esta situação. Dar conselhos quanto a isso não é a minha função, eu apenas faço com que as pessoas…

Como criamos nossa autoimagem

Todos nós temos uma ideia à respeito de quem somos. Alguns se acham inteligentes, outros bonitos, alguns se dizem inteligentes e outros se consideram “burros”. Porém, de onde vem esta autoimagem que criamos a respeito de nós mesmos?   A autoimagem está relacionada com o quanto nos estimamos e nossa alta ou baixa estima está relacionada ao quanto nos sentimos…

O que nos impede de ser o que desejamos

Todos nós somos movidos pelo desejo e o desejo, assim como uma criança acredita, não vê regras e nem limites. Se eu quero algo eu pego, doa a quem doer. Guiados apenas pelo desejo podemos nos transformar em coisas que odiamos ver por aí.   O que nos mantém “na linha”, nos faz pensar em nossos atos é a castração,…

Relacionamentos não sufocam

Ontem coloquei um post falando a respeito da anulação de um indivíduo em relação ao outro e fiz isso como um alerta, afinal relacionamentos onde existe amor e respeito, também deve haver respeito à individualidade de cada um.   Relações onde um castra os desejos do outro, seja no campo pessoal, amoroso ou até mesmo profissional, seja por qual motivo…

Como é difícil quebrar barreiras

Às vezes, durante as consultas, um tema colocado em discussão chama minha atenção porque ele é recorrente para diversos pacientes. Esta semana o que me “saltou aos olhos” é a incapacidade que desenvolvemos de não expressar com liberdade e fluência o que sentimos pelas pessoas que estão a nossa volta. Já atendi uma paciente que ficava horas parada diante da…

Meu casei com o Conde Drácula

Como ontem falei sobre a questão dos homens que “se encostam nos relacionamentos” achei convenientemente, também, falar hoje sobre algo que é um pouco mais alarmante: os homens que sugam emocionalmente as parceiras. Eu costumo chamá-los de “vampiros emocionais”, que em vez de sangue sugam toda a disposição afetiva das pessoas que estão com eles e criam uma dependência quase…

Mulheres e seus maridos dependentes

Esta semana uma leitora me pediu para falar sobre maridos que se tornam dependentes financeiros de suas esposas e fazer uma análise do que causa isso. Porém, como eu falo para um público eminentemente feminino, quero discorrer sobre o que faz com que as mulheres aceitem esta “inversão de papéis” em seus casamentos. Na maioria das vezes uma mulher tende…