A insegurança nos relacionamentos

A insegurança nos relacionamentos é algo que atinge homens e mulheres e sua maior expressão está na demonstração de ciúme, que pode variar desde expressões leves deste sentimento até atos de violência, dependendo da neurose que comanda cada um de nós. Deixando de lado a “certeza” que muitos tem de que se houver oportunidade tanto um quanto o outro irão…

Varrendo as coisas para debaixo do tapete

Quando alguém se torna Psicanalista o que esta pessoa mais ouve de seus pacientes é a frase “está tudo bem”. No meu caso o que me surge imediatamente na cabeça é “mas então o que esta pessoa está fazendo aqui?” E, por incrível que pareça, basta eu começar a perguntar e os problemas aparecem e eu não acredito que eles…

Quando deslocamos nossa carência de forma obsessiva

Durante praticamente toda a nossa vida, mas principalmente na infância e adolescência, acumulamos frustrações e algumas, por se repetirem muitas vezes, acabam por se tornar traumas que carregamos para o resto de nossas vidas. Estes traumas acabam por moldar nosso comportamento e determinam nossa forma de agir. Boa parte da minha geração, por exemplo, carrega o trauma de não ter…

Quando é a hora de terminar?

Falando sobre traições em um post anterior recomendei a uma leitora dialogar, botar as cartas na mesa no que diz respeito aos seus próprios desejos e, também, estar atenta aos desejos do companheiro e, se mesmo assim nada mudar, encarar o fato de que a única opção para a traição é a separação. Porém, uma separação não é algo simples…

Quando traímos, quem estamos traindo afinal?

Foto: Cibele Bergamo Hoje respondi a uma pergunta feita por uma leitora do site da fotógrafa Cibele Bergamo que questionava se o que ela estava fazendo era traição (um relacionamento extraconjugal) e se isso era errado. A resposta vocês talvez vejam publicada no Blog da Cibele, mas acho que cabe uma reflexão adicional sobre o assunto. O ato de trair,…

A falsa racionalidade de nossas decisões

Sempre que ouço alguém relacionar os motivos que a levam a agir da forma que age fico me perguntando se esta pessoa já passou por análise e se realmente apoia suas decisões tendo como base o que conhece a respeito de si mesma. Digo isso porque, na grande maioria das vezes, acreditamos que somos movidos pela nossa racionalidade e, na…

Quando o que incomoda se torna insuportável

Em qualquer relacionamento, após a fase onde somos cegos para os defeitos do outro, há coisas que o parceiro faz que nos deixam profundamente contrariados e à medida que acumulamos contrariedades isso na maioria das vezes transforma amor em ódio. Aquilo que nos desagrada pode ser algo simples como, por exemplo, deixar a roupa largada pela casa quando se chega…

Às vezes a realidade nos incomoda

A vida cotidiana às vezes se torna insuportável graças aos problemas que nos são apresentados e que somos obrigados a resolver, tanto na vida pessoal, afetiva e profissional. Muitas vezes eles parecem não ter solução e a única saída é negar que eles existem, uma espécie de “varrer para debaixo do tapete” aquilo o que incomoda. Porém, este deixar de…

Os ajustes da nossa caminhada

As neuroses que criamos e alimentamos ao longo de nossas vidas nos fazem absorver crenças e passamos a viver segundo estas “certezas” pelas quais acreditamos que somos felizes. Todas as vezes que estas certezas são colocadas em xeque nossa atitude é rejeitar a realidade e criar uma fantasia sobre um problema. Porém, mesmo aceitando isso racionalmente o nosso inconsciente continua…